“Tibagi, Capital Paranaense do Esporte de Aventura”
PEGUA | Unidade de Conservação Estadual | Rodovia PR-340, km 247, Guartelá | Contatos: peguartela@iat.pr.gov.br | (42) 9 8832-1849 (WhatsApp da Secretaria de Turismo de Tibagi)
O horário de funcionamento da Unidade de Conservação é das 08h às 18h de quarta a segunda-feira, recomendando-se iniciar percursos de trilha até no máximo 16h30. As terças-feiras é fechado para manutenção.
O Cânion do Guartelá, cortado pelo rio Iapó, abriga desde 1992 o Parque Estadual do Guartelá, o maior cânion em extensão do Brasil com a vegetação mais antiga do Estado do Paraná. Protege um rico ecossistema e várias atrações naturais, como quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales e inscrições rupestres de aproximadamente 7 mil anos.
A Unidade de Conservação, que possui gestão pelo Instituto de Água e Terra do Paraná – IAT, está localizada a ~20 km da cidade de Tibagi, no Bairro do Guartelá, sendo 18 km de via pavimentada e 2 km de estrada de chão, em boas condições. Sua entrada é gratuita e permite acesso a trilha básica auto-guiada, conforme explicamos abaixo, sendo necessária a contratação de guias de turismo/condutores cadastrados no Parque para acesso a trilhas das pinturas rupestres.
COMO CHEGAR: https://maps.app.goo.gl/4yuaSyr4kq6iVcS66
Trilha Básica: é uma trilha auto guiada, que dá acesso aos três pontos principais do parque: os Panelões do Sumidouro ou Pedregulho e Cachoeira logo abaixo dos panelões (permitido banho) e Mirante com vista do Canion do Rio Iapó. Essa trilha dura de 2h30 a 3h e possui 5 km de extensão aproximadamente (ida e volta). Durante o percurso da trilha há monitores do Parque a disposição para dúvidas, ajuda ou auxiliar no que for necessário. É necessário fazer um cadastro no momento de chegada ao Parque.
Obs.: O acesso a Cachoeira da Ponte de Pedra no momento está interditado por conta de manutenção.
Recomendamos realizar cadastro prévio consultando a SETUR para grupos grandes, visitas técnicas e/ou aulas de campo afim de facilita a entrada no parque já com o devido cadastro antecipado.
Trilha Completa ou Trilha das Pinturas Rupestres: é uma trilha guiada e deve ser agendada com pelo menos 2 dias de antecedência. As operadoras de turismo da cidade oferecem este passeio e podem ser consultadas no Guia Digital de Turismo. Essa trilha dá acesso, além dos pontos principais (Mirante, Cachoeira da Ponte de Pedra e Panelões), às pinturas rupestres, local frágil e que tem limite de pessoas para visitar no dia (40 pessoas: 10 pessoas às 9h, 10 pessoas às 10h, 10 pessoas às 12h30 e 10 pessoas às 13h30). Se chover no dia ou 2 noites anteriores, não será possível fazer a trilha. Ela dura entre 3h30 a 04h e possui 8km de extensão, aproximadamente (ida e volta).
O agendamento desta trilha é realizada pelos operadores de turismo diretamente com o Parque por e-mail.
Há outras trilhas na região do Guartelá, mas devem ser contratadas com Operadoras de Turismo local ou diretamente com os atrativos. Consulte também o Guia Digital de Turismo.
DICAS E LEMBRETES
Existe serviço de estacionamento para motorhome dentro do Parque, ao lado do centro de visitantes. Veja como solicitar autorização e reserva a seguir.
ESTACIONAMENTO DE MOTORHOMES
Seguindo orientações da Gerência do Parque Estadual do Guartelá, listamos abaixo algumas informações referente ao uso do estacionamento exclusivo para Motorhomes dentro do Parque:
**O agendamento para a reserva da vaga no estacionamento será feito pelo próprio Parque através do e-mail peguartela@iat.pr.gov.br.
**Como fazer a reserva:
Fazer depósito na conta AG: 3793-1/ CONTA:9278-9 / BANCO DO BRASIL / CNPJ 68.596.162/0001-78 (Não possui PIX) e enviar por e-mail o comprovante do depósito para o e-mail do Parque para confirmar a reserva.
**O valor será de R$ 27,79 Reais (setembro/24) por veículo / pernoite podendo fazer a reserva para até 03 dias, desde que nestes dias não seja uma terça-feira dia em que o Parque é fechado para visitação pública. Este valor é variável: 0,20 UPF/PR por veículo / pernoite.
**Sendo em dias normais de funcionamento do Parque a reserva poderá ser feita no mesmo dia mediante comprovante de depósito da taxa do pernoite.
**No estacionamento há disponíveis 08 pontos de energia elétrica 220w e 08 pontos de 110w e também 06 torneiras para captação de água potável.
**Não é permitido uso de churrasqueiras ou qualquer preparo de alimentos fora do motorhome. Permitido piqueniques nos gramados do estacionamento.
**A capacidade do estacionamento do Parque é para 10 motorhomes .
**Há porteiros 24 horas. Havendo necessidade é possível a utilização dos sanitários da recepção / centro de visitantes do Parque.
**Não será disponibilizado espaço para limpeza e esvaziamento de caixa de detritos.
**O horário limite para chegar ao Parque é às 19h.
**Os horários de acesso para as trilhas do Parque deverão ser respeitados assim como também as normas de conduta dos visitantes na UC.
Maiores informações através do Link: https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Autorizacoes-em-Unidades-de-Conservacao-Estaduais
Formada por uma separação das paredes de uma montanha que se dividiu devido a um abalo sísmico. Formando um corredor de pedra por dentro de uma montanha. Com um visual incrível. É hoje, um dos principais atrativos de Tibagi. Á área fica em propriedade particular e é obrigatória contratação de guia/condutor via operadora parada do Guartelá.
A fenda Guartelá, um corredor de pedra naturalmente esculpido no arenito, está localizada na fazenda São Damásio, a 27 km do centro de Tibagi, e faz parte do conjunto Guapiquere [ENTRE SERRAS E VALES] que possui trilhas de curto, médio e longo percurso com vistas panorâmicas. A trilha contando ida e volta, leva em torno de 3h possuindo lindas paisagens, cachoeiras e mirantes naturais para o Cânions Guartelá. A área fica em propriedade particular é obrigatória a contratação de guia/condutor via trip Tibagi.
Linda cachoeira que deságua no rio Iápo do Cânion Guartelá, localizada na pousada fazenda Guartelá. Tem dois patamares no total com 40 metros. A trilha tem aproximadamente 4 km de extensão e é possível chegar a cachoeira de veículo 4×4. A área fica em propriedade particular. Cobra-se taxa de visitação.
Reserva ecológica que faz divisa com o parque estadual do Guartelá que preserva o bioma de campos nativos. Floresta Ombrófilica mista e ainda resgata a cultura Guartelhana. Possui cachoeiras, trilhas, sitio arqueológico e formações areníticas; estrutura simples e rústica, aberto para visitação e hospedagem em camping e cabanas. Recomendado para todas as idades devido a sua facilidade de acesso. Cobra-se taxa de visitação.
O sitio sete quedas, próximo ao parque estadual do Guartelá, possui trilhas e 7 quedas d´água aonde é permitido o banho. A área fica em propriedade particular e é obrigatória a contratação de guia/condutor.
VIA OPERADORA PARADA DO GUARTELÁ
A Trilha do Índio é uma experiência incrível para os amantes da natureza e do ecoturismo. Oferece vistas espetaculares, com suas formações rochosas impressionantes e vegetação nativa.
É uma das várias trilhas que podem ser exploradas na região. Ela permite aos visitantes conhecer mais de perto a rica biodiversidade do Parque Estadual do Guartelá, incluindo cachoeiras, mirantes naturais, e pontos históricos relacionados aos povos indígenas que habitaram a área.
Complexo turismo localizado na margem direita do Cânion Guartelá, com infraestrutura que oferece conforto, segurança e diversas opções de lazer, gastronomia e atividades culturais. Uma excelente opção para quem procura lazer naturalista e contemplativo.
PR 340 – Acesso próximo a entrada do Parque Estadual do Guartelá
(42) 9 9813 4627
www.aguaraguazu.com.br
Essa é uma das mais conhecidas, passando pelo Parque Estadual do Guartelá, que é um dos maiores cânions do Brasil. A vista é deslumbrante e o percurso é bastante variado, agradando tanto ciclistas iniciantes quanto os mais experientes.
Trajeto Unificado Ciclorrrota Guartelá GPX
Trajeto Unificado Ciclorrrota Guartelá KML
(arquivo GPX abre no GPS e no programa TrackMaker e o arquivo KML abre no GoogleEarth. Ambos gratuitos na internet).
Prefeitura Municipal de Tibagi © Setur 2024