Atrativos Religiosos

IMG-BLOG

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Um dos ícones da cultura tibagiana é a devoção à Nossa Senhora dos Remédios que fica evidenciada num dos prédios históricos mais belos da cidade. A Igreja Matriz, localizada na praça central de Tibagi, completou 70 anos, sendo inaugurada no dia 20 de junho de 1943, e compõe o enredo da coluna de fatos e curiosidades, Aconteceu!.

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios foi criada em 6 de março de 1846 e teve o Padre Frei Gaudêncio como idealizador da segunda fase da Igreja Matriz no ano de 1851. Em 1934 teve início a terceira e atual fase da construção da igreja. Para sua conclusão e inauguração levaram-se nove anos. No ano de 1934 chegava em Tibagi a Congregação do Santíssimo Redentor dos Padres Redentoristas tendo a frente o Pároco Padre Francisco Dotzler. Por sua determinação é iniciada a construção da atual Igreja Matriz.

“De acordo com fotos do Museu, a Igreja foi construída aproveitando as paredes laterais da antiga e erguendo duas torres na frente da igreja”, explica Nery Assunção, diretor do Museu Desembargador Edmundo Mercer Junior. “No museu estão disponíveis vários registros fotográficos e escritos históricos que narram essa passagem da nossa história”, relata.

Inauguração

No dia 20 de junho de 1943 durante festa solene à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi inaugurada a nova Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Para celebrar a data uma programação especial foi preparada e iniciou com uma missa às 6h30 e outra às 7h30 com comunhão geral de todos os fiéis. Às 11 horas os sacerdotes se reuniram na Casa Paroquial para iniciar uma procissão até a Igreja Matriz com a participação das associações religiosas, autoridades civis e demais fieis.

Chegando à Igreja o vigário Padre Arthur Linch abençoou as novas instalações, cortando a fita de inauguração na porta e em seguida começou a missa solene. “Os festeiros se colocaram no lugar de honra à frente com igreja lotada e o sermão do padre foi sobre a nova igreja matriz”, conta o diretor. As barraquinhas festivas foram montadas em frente da Igreja Matriz com jogos e diversão para comunidade, além do tradicional leilão de prendas. O encerramento foi realizado com queima de fogos e bênção solene após uma grande queima de fogos em louvou ao novo templo de Nossa Senhora dos Remédios.

Festeiros

Os responsáveis pela festa foram Cacildo Baptista Arpelau, de Monte Alegre, o advogado Dr. Laurentino B. Mercer, o promotor Dr. Aristeu Santos Ribas, o comerciante Afonso Larocca, da empresa Força e Luz estava Ernesto Kugler, o comerciante da comunidade de Lavras Evêncio Ferreira, o fazedeiro Godofredo Barbosa Ribas e o juiz da Comarca Dr. José Pacheco Junior.

Horário de visitação: Aberta de segunda à quarta, das 08h às 20h, no Domingo é fechada para visitação, aberta somente no horário da missa, que é as 19 horas.

Praça Leopoldo Mercer - centro

IMG-BLOG

Santa Pastorina

Centro de peregrinação que teve início através da iniciativa da comunidade local no ano de 1900. Há uma capela e gruta com a imagem da santinha para visitação dos peregrinos e fieis. A Festa em comemoração ao Dia da "Santinha" é dia 26 de julho.

Localizado na Comunidade de Campina Alta

IMG-BLOG

Capela do Bom Jesus da Cana Verde / Fazenda Fortaleza

Aberta para visitação sem cobrança de taxa, todos dos dias das 8h às 18h.
A residência é aberta para visitação apenas nos dias em que o proprietário Sr. Raul estiver no local - (43) 9 9161-2555.

Localizada na BR-153, Rodovia Transbrasiliana

IMG-BLOG

Olho D’agua São João de Maria

Principal atrativo religioso do município, no local há uma capela e Olho D'Agua para realização das preces. Peregrinação de São João de Maria, evento realizado pela Secretaria de Turismo, ocorre na madrugada de toda sexta-feira santa.
Aberto para visitação, sem custo.

Localizado na Rodovia - PR340